sábado, 23 de janeiro de 2010

Diabetes-diagnóstico e complicações

Hoje vamos tratar de uma doença muito frequente e que tem tirado muitas vidas ou pessoas da sua atividade diária normal.
Diabetes tipo 2 é um distúrbio metabólico por diminuição ou falência na produção da insulina a qual é produzida no pâncreas, impedindo que a glicose seja totalmente metabolizada nas células, e aumento assim a glicemia (açúcar no sangue). A consequencia da falta de glicose intracelular altera o metabolismo das gorduras e proteínas, e o aumento da glicose circulante no sangue leva aos sintomas de poliúria (urina muito), polidipsia (tem muita sede) e polifagia (aumenta a fome).
Para de fazer o diagnóstico além dos critérios clínicos, fazemos exames de laboratório cujos critérios da American Diabetes Association são:

Pacientes submetidos à glicemia de jejum de 8 a 10 horas:
Normal abaixo de 110 mg/dl
Intolerantes (aqueles que podem vir a desenvolver a diabetes) acima e 110 e abaixo de 125 mg/dl
Diabéticos com glicemia de jejum acima e 126 mg/dl

Nos casos duvidosos ou suspeitos realizamos a Curva glicêmica ou teste de tolerância à glicose:

Normal abaixo de 110 mg/dl
Intolerantes (aqueles que podem vir a desenvolver a diabetes) entre 140 e 200 mg/dl após 12o minutos da carga de glicose.
Diabéticos com glicemia acima de 200 mg/dl após 120 minutos.

Em estudos recentes ficou demonstrado a importância da realização da hemoglobina glicada ou glicosilada na avaliação da evolução do tratamento dos diabéticos, e principalmente na investigação dos intolerantes ou pré diabéticos, uma vez que não necessita jejum, pois age como uma média da glicemia em 3 meses. Seus critérios são:

Normal HA1C abaixo de 5 %
Intolerantes (aqueles que podem vir à desenvolver a diabetes) entre 5,7 % e 6.4%.
Diabéticos com HA1C acima de 6,5 %.

As alterações da hiperglicemia associada às alterações celulares levam a lesão de peques vasos como a retina (cegueira), rins (insuficiência renal), nervos (neuropatias) e em artérias de maior calibre (infarto, AVC, obstrução das artérias do membros inferiores levando a amputações de dedos, pés ou de todo o membro), impotência sexual.

Na Ultraimagem realizamos o ultrassom dos membros inferiores e carótidas com color doppler para pesquisa destas obstruções arteriais.

Se você tem pais diabéticos, ou teve diabetes gestacional, ou está muito acima do peso com aumento do volume ou do diâmetro abdominal, não deixe de fazer um exame de sangue para diagnosticar intolerância a glicose, pois o tratamento com exercícios e dieta resolverá na maioria dos casos sem medicamentos. Após instalada a diabetes a necessidade de medicamento associada é fundamental na maioria dos casos.
Procure um bom endocrinologista, pois só ele está capacitado a diagnosticar corretamente e tratá-lo com eficiência.

Um grande abraço e para os intolerantes uma boa malhação.

Dr. Marins

............

Nenhum comentário:

Postar um comentário