terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Cirurgia plástica do abdomen


Continuando nos exames de imagem para préoperatório de lipoaspiração e lipoabdominoplastia.
Na lipoaspiração é usada uma cânula ligada a um aspirador, cuja pressão é regulada pelo cirurgião plástico, sendo que a força de sucção é grande.
Em um trabalho publicado no livro Lipoabdominoplastia editado pelo Dr. Oswaldo Saldanha pela Dilivros, apresentamos um trabalho da importância de realizar um ultrassom de parede abdominal para detecção e pequenas hérnias assintomáticas, cujo desconhecimento pode levar a aspiração da hérnia com hemorragia interna ou mesmo perfuração, com as conseqüências que temos visto na imprensa com certa freqüência.
Um simples exame de ultrassom da parede abdominal com rastreamento desde o epigástrio até a região pélvica pode detectar estas pequenas hérnias.
Associado a isto a pesquisa de hérnias e enventrações em cicatrizes cirúrgicas, incluindo as pequenas cicatrizes de videolaparoscopia tem que ser realizada.
Ultimamente temos visto com muita frequencia a realização de cirurgias plástica reparadora após cirurgias bariátricas (para emagrecer), onde além das hérnias, existe também a colocação de válvulas para regulagem de anel gástrico,o qual facilita o cirurgião a evitar danos na válvula bem como no cateter o que é mais grave.
A maior frequência de hérnias encontradas são umbilical, e na linha média, incisionais (póscirúrgicas), inguinal, e mais raramente as de Spiegel na linha semilunar na região dos músculos oblíquos abdominal.
Como dissemos anteriormente as cirurgias plásticas são muito seguras, porém devemos escolher um profissional especializado em cirurgia plástica, e como nas cirurgias de mama realizamos uma mamografia ou ultrassom de mama no pré operatório, no abdomen deve ser realizada uma pesquisa de hérnia pelo ultrassom, o qual é seguro, indolor e de baixo custo.

Boa sorte e até o próximo.

Dr. Marins
......

Nenhum comentário:

Postar um comentário